BRB contrata investigação independente para apurar fatos da Operação “Compliance Zero”

Banco reforça compromisso com a transparência, governança e proteção aos acionistas

Foto: Pedro Oliveira.

O BRB – Banco de Brasília S.A. comunicou oficialmente ao mercado a contratação de uma investigação independente para apurar possíveis fatos relacionados à Operação "Compliance Zero" que possam envolver a instituição. A medida dá continuidade ao Comunicado ao Mercado divulgado em 19 de novembro de 2025 e reafirma o compromisso do banco com a transparência, a conformidade regulatória e as melhores práticas de governança corporativa.

Para conduzir a apuração, o BRB contratou o escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Romano Advogados, que contará com o suporte técnico da empresa Kroll Associates Brasil Ltda., referência internacional em investigações corporativas e gestão de riscos. Os resultados serão reportados exclusivamente a um Comitê Independente de Investigação, instituído no dia 28 de novembro de 2025 por meio da Portaria Presi nº 2025/016, composto por executivos que não exerceram funções no banco durante o período sob análise, garantindo total autonomia e imparcialidade nos trabalhos.

Em nota oficial, o BRB informou que manterá seus acionistas e o mercado permanentemente atualizados sobre qualquer novo fato ou desdobramento relevante da investigação, em estrito cumprimento à legislação vigente, à Política de Divulgação de Atos e Fatos Relevantes e à Resolução CVM nº 44/2021. A instituição também ressaltou que informações protegidas por sigilo serão preservadas para assegurar a adequada condução da apuração e resguardar os interesses do banco.

Para os investidores, a iniciativa é vista como um movimento responsável e alinhado às boas práticas do mercado financeiro. "A contratação de investigação independente reforça a seriedade do BRB e demonstra respeito aos acionistas. É uma atitude que transmite confiança e mostra que o banco está disposto a tratar o tema com total transparência", afirmou um investidor institucional do banco, que acompanha os papéis da instituição desde sua abertura de capital.

Especialistas em finanças também avaliam a medida de forma positiva. Segundo o economista e analista de mercado Ricardo Almeida, a postura adotada pelo banco é fundamental para a preservação da credibilidade. "Em situações que envolvem apuração de fatos sensíveis, a melhor resposta ao mercado é a transparência ativa aliada à independência do processo investigativo. Isso fortalece a governança, reduz riscos reputacionais e contribui para manter a confiança dos investidores", destacou.

O presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza, e o gerente de Relações com Investidores, Iure Cavalcante Oliveira, assinam o comunicado reiterando o compromisso do banco com altos padrões éticos e de governança. Informações adicionais podem ser obtidas junto à área de RI, pelo e-mail ri@brb.com.br ou pelo site oficial de relações com investidores ri.brb.com.br.

Com a medida, o BRB reforça sua posição de responsabilidade institucional e seu compromisso em conduzir os trabalhos com total seriedade, buscando esclarecer os fatos e manter a confiança do mercado e da sociedade.

Sandro Mabel apresenta metronização para a vice-governadora do Distrito Federal

Celina Leão fez uma visita institucional ao prefeito de Goiânia e disse que vai levar a tecnologia para a capital federal


Foto: Alex Malheiros.

A metronização implantada em Goiânia tem chamado a atenção de cidades de todo o Brasil. Na tarde desta quinta-feira (27/11), o prefeito Sandro Mabel recebeu a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, para apresentar a metronização, tecnologia que tem contribuído para a diminuição do tempo da viagem do transporte público nos trechos onde foi implantada.

"Este projeto surgiu da necessidade de garantir fluidez sem grandes intervenções, sem grandes obras. Usamos inteligência artificial para garantir a prioridade do ônibus e aumento da velocidade no percurso", explicou o prefeito.

O modelo, pioneiro entre as capitais brasileiras, adota semáforos inteligentes e sincronização de tráfego, permitindo ampliar em mais de 30% a velocidade média dos veículos nos horários de pico, principalmente pela redução do tempo de parada nos cruzamentos.

Atualmente, a tecnologia está implantada em trechos de dois eixos estratégicos: o BRT Leste-Oeste e o BRT Norte-Sul. No primeiro, a metronização conta com nove cruzamentos e quatro estações, entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia. Já o trecho em funcionamento do BRT Norte-Sul, entre o Terminal Isidória e a Praça Cívica, abrange 3,7 km, com 12 cruzamentos e oito estações. O uso da tecnologia contribuiu para o aumento da velocidade dos veículos nos trechos, tendo picos de 25 km/h em alguns horários do dia.

"Essas experiências exitosas nos ajudam demais. Vamos levar a metronização e outras iniciativas que discutimos aqui", ressaltou a vice-governadora.

A metronização é considerada de baixo custo, sem impacto de obras estruturais e foi premiada no Connected Smart Cities 2025, servindo de referência para outras cidades brasileiras.

Fluidez
A metronização integra um conjunto de intervenções urbanas adotadas pela gestão do prefeito Sandro Mabel e voltadas à melhoria da mobilidade em Goiânia, como a sincronização semafórica da Onda Verde, a liberação das faixas exclusivas para ônibus às motocicletas e a criação de acessos do tipo Direita Livre. Em conjunto, essas medidas vêm reduzindo o tempo de deslocamento, ampliando a fluidez do tráfego e melhorando a segurança viária.