Hemocentro de Goiás realiza transfusão inédita de sangue raro

Paciente de 45 anos com diagnóstico de anemia falciforme recebeu concentrado de hemácias anti-U após mobilização da rede de hemocentros nacional. No Brasil, apenas 16 pessoas possuem esse fenótipo sanguíneo


Foto: Renato Oliveira.

O Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, da Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – Rede Hemo, realizou nesta terça-feira (16/9), a primeira transfusão de sangue de um tipo sanguíneo raro. O concentrado de hemácias anti-U ajudará no tratamento de um homem de 45 anos, com diagnóstico de anemia falciforme, que é atendido pelo banco de sangue goiano.

A transfusão foi possível graças a uma mobilização nacional que envolve toda a rede de hemocentros do país. A partir do momento em que a unidade goiana identificou a necessidade da transfusão, foi feita uma solicitação à Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, por meio do Cadastro Nacional de Sangue Raro.

A rede nacional foi acionada e localizou um doador do mesmo tipo sanguíneo em São Paulo. Ele realizou a doação na última quinta-feira (11/9) e as bolsas estão sendo trazidas para Goiânia, em uma operação logística organizada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Cadastro Nacional de Sangue Raro (CNSR), apenas 16 pessoas no Brasil possuem esse fenótipo sanguíneo.

O antígeno U, ausente em indivíduos com este perfil raro, está presente em quase 100% dos caucasianos e em 99% das pessoas negras. Sua falta pode provocar a formação de anticorpos anti-U, tornando indispensável a compatibilidade total entre doador e receptor. A transfusão incorreta, com sangue U-positivo, pode levar a uma reação hemolítica grave.

Compatibilidade
O Hemocentro de Goiás mantém um banco de doadores fenotipados e conta atualmente com cinco cadastrados de outros tipos sanguíneos raros, como Kpb negativo e Cellano negativo. Esses voluntários podem ser acionados pelo Ministério da Saúde para apoiar bancos de sangue de todo o país em situações emergenciais.

O Hemocentro de Goiás é um dos poucos do Brasil que contam com um programa de fenotipagem de doadores de sangue. A iniciativa é responsável por classificar doadores com características sanguíneas especiais e permite uma abordagem mais avançada na busca por compatibilidade transfusional.

A iniciativa reforça a importância da identificação e do cadastro de doadores raros no sistema nacional, garantindo segurança transfusional a pacientes em condições críticas.

Gilvan Máximo é nomeado secretário de Estado do Consumidor do DF e anuncia projetos inovadores

O Governo do Distrito Federal oficializou a nomeação de Gilvan Máximo como secretário de Estado do Consumidor, consolidando um novo capítulo na defesa dos direitos da população. Conhecido nacionalmente pelo quadro "Patrulha do Consumidor" da TV Record, onde deu voz a milhares de cidadãos lesados, Gilvan traz agora sua experiência política e midiática para estruturar políticas públicas de proteção, conscientização e proximidade com os moradores do DF



Ex-deputado federal, Gilvan tem longa atuação na vida pública e sempre pautou seu trabalho pela defesa da família, do cidadão e pela busca de soluções práticas. Ao assumir a nova secretária, destacou que sua missão é transformar o órgão em um espaço de resultados e proximidade.



"Nos próximos dias iremos nomear o novo diretor regional do Procon-DF, que será um parceiro fundamental nessa caminhada. Queremos levar o Procon para todas as cidades, com atendimento próximo, itinerante e inclusivo, garantindo que cada cidadão tenha acesso a seus direitos. Agradeço ao governador Ibaneis Rocha e à vice-governadora Celina Leão pela confiança e pela determinação de que essas ações sejam prioridade. Essa secretaria nasce para cuidar de pessoas", afirmou Gilvan.

Projetos para a Secretaria do Consumidor
A nova secretaria terá como eixos principais:
  1. Educação para o consumo consciente: produção de cartilhas, campanhas e parcerias com escolas.
  2. Plataforma digital integrada: site e aplicativo para registrar reclamações, acompanhar processos e acessar orientações preventivas.
  3. Selo "Empresa Amiga do Consumidor": certificação de empresas com boas práticas de atendimento e baixos índices de reclamação.
  4. Conselhos Regionais do Consumidor: aproximar moradores das regiões administrativas, ouvindo demandas e propondo soluções locais.
Fortalecimento do Procon-DF
Entre as novidades, o Procon-DF terá papel estratégico na execução de ações, com destaque para: 
  1. Fiscalizações preventivas em datas como volta às aulas, Black Friday e Dia das Crianças.
  2. Ranking da Transparência, divulgando empresas mais e menos reclamadas.
  3. Mediação digital de conflitos, ampliando as soluções rápidas e sem judicialização.
  4. Atendimento móvel, com unidades em feiras, rodoviárias e praças, ampliando o alcance do serviço.
Uma gestão voltada para o cidadão
Com o apoio do governador Ibaneis Rocha e da vice Celina Leão, a nova secretária nasce com a missão de ser referência em proteção ao consumidor. Gilvan Máximo garante que a prioridade é clara: transformar a relação entre o Estado, empresas e cidadãos, promovendo justiça e equilíbrio nas relações de consumo.

Foto: Renato Oliveira.

Em Salvador, Caiado apresenta ações de Goiás para fortalecer agronegócio sustentável

Governador palestra no 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade e destaca inovações tecnológicas na agricultura, biometano e programas de preservação do Cerrado




Caiado fala sobre os desafios do agronegócio sustentável, durante o 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, em Salvador (BA) - Fotos: Walter Folador

O governador Ronaldo Caiado destacou, nesta quinta-feira (11/09), as ações desenvolvidas pelo Governo de Goiás em prol do avanço sustentável do agronegócio no estado, durante sua participação no 3º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, em Salvador (BA). O chefe do Executivo goiano foi palestrante no painel "Os desafios do agronegócio sustentável no Brasil", que discutiu o papel estratégico do setor na economia e suas conexões com inovação tecnológica e preservação ambiental.

Ao falar sobre o uso de combustíveis, Caiado lembrou que Goiás tem investido em tecnologias avançadas para produção de bioinsumo e biometano. "Estamos desenvolvendo esse potencial com muita rapidez, com mais alternativas de produção de energia limpa. Além disso, fizemos a aquisição de 500 ônibus para o transporte público movidos a biometano. É algo que mostra que nós temos avançado em cada uma das áreas na agricultura sustentável", comentou o governador.
 
O gestor goiano também ressaltou que Goiás tem avançado na pesquisa em inteligência artificial (IA) visando a preservação da sustentabilidade e o respeito ao homem do campo, garantindo segurança alimentar e a preservação dos biomas. "Utilizamos drones e IA para a pulverização de lavouras, com o uso de robôs capazes de identificar as pragas. É uma tecnologia de precisão, com a capacidade de diminuir cada vez mais a contaminação do lençol freático, como também dos nossos rios", exemplificou.

Durante sua apresentação, Caiado falou ainda sobre o reconhecimento do projeto Juntos Pelo Araguaia, que é considerado o maior programa de revitalização de bacias hidrográficas do Brasil, abrangendo 16 municípios goianos. "Já são mais de 5 mil hectares de recuperação das cabeceiras do Rio Araguaia. Estamos recuperando todas as nascentes com plantios e cercamento de todas as áreas, em um trabalho que iniciei desde o meu primeiro ano de governo", enalteceu.
 
Além disso, o governador ressaltou a importância do Programa Cerrado em Pé, que protege mais de 15 mil hectares do bioma por meio da parceria com proprietários rurais que se comprometem a preservar o Cerrado em suas propriedades. "Somos o único estado do país que faz o pagamento dessa política de preservação. Isso mostra que temos uma política de desenvolvimento do Cerrado", disse.
 
Cenário Nacional
Durante o evento, o gestor goiano destacou que o Brasil possui a característica ímpar no mundo de conseguir preservar seus biomas, por meio do Código Florestal Brasileiro, considerado o mais rígido existente no mundo. "Você vê o potencial do país em capacidade produtiva, aliado à preservação ambiental, da qual não abrimos mão. Isso é fundamental para nós, pois sabemos a importância de preservar nossos rios e nossas nascentes", afirmou.

Para Caiado, a agropecuária brasileira está na vanguarda em relação ao uso de tecnologia em pesquisas. "Não existe nada na economia brasileira que tenha feito a transformação tecnológica realizada na agricultura. Ela está longe de qualquer outro setor da indústria, do comércio ou qualquer área, que não conseguiram acompanhar os avanços da tecnologia em pesquisa da agropecuária no país", explicou.

Congresso
Neste ano, o congresso, que é consolidado como um dos mais relevantes eventos no cenário jurídico e empresarial do Brasil, teve como tema central "A Bahia e o Brasil na COP 30: Desafios e Oportunidades". Transitando entre o universo jurídico e empresarial, o evento é um palco privilegiado para reflexões, trocas de ideias e busca de soluções que impactam a sociedade, alinhados às demandas atuais de sustentabilidade e desenvolvimento responsável.

O evento é uma parceria entre a Associação Comercial da Bahia (ACB), Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (Ibrades), e o Lide Bahia com o objetivo de fomentar a discussão de temas de grande interesse para profissionais que atuam nas áreas de sustentabilidade e direito, contribuindo para a formação de recursos humanos, gestores e operadores do direito no Brasil.

Comper anuncia grandes ofertas no Dia C deste sábado no Distrito Federal

Os consumidores do Distrito Federal têm neste sábado (06/09) uma oportunidade imperdível para economizar nas compras do mês. A Rede de Supermercados Comper preparou um verdadeiro festival de descontos especiais em diversas categorias de produtos, dentro da campanha Dia C





Entre os destaques, estão itens essenciais da cesta básica e produtos de grande procura no dia a dia das famílias. O arroz Brilhante Tipo 1, pacote de 5kg, sai por R$ 13,98, enquanto o feijão carioca Kicaldo, 1kg, pode ser encontrado por apenas R$ 4,79. Para acompanhar, o açúcar cristal Mais, 5kg, custa R$ 12,99. Já o tradicional café Sítio, almofada 500g, está por R$ 24,99.

Os amantes de laticínios também encontram boas ofertas. O leite UHT Quatá, integral, desnatado ou semidesnatado (1 litro), sai por R$ 3,89, e o leite em pó Itambé instantâneo, sachê 400g, está por R$ 12,98. O iogurte líquido Batavo 1,15kg é oferecido a R$ 9,98, enquanto a margarina Delícia pote 1kg está disponível por R$ 11,98.

Na seção de carnes, a rede destaca cortes nobres e populares. O patinho ou coxão mole bovino (peça/pedaço) sai por R$ 33,90 o quilo, já a linguiça suína Seara, por R$ 17,98 o quilo. Para quem prefere frango, a coxa e sobrecoxa Copacol congelada custa R$ 7,98 o quilo, e o filé de peito Sassami congelado (1kg) está a R$ 15,98.

Além dos alimentos, o Comper também preparou descontos em produtos de higiene e limpeza. O lava-roupas em pó Omo Lavagem Perfeita (2,2kg) sai por R$ 24,69, enquanto o amaciante de roupas concentrado Comfort (1,5 litros) está por R$ 23,99. O papel higiênico Mimmo folha dupla (30m, leve 12 pague 11) sai por R$ 11,99.

O setor de bebidas também está recheado de ofertas. O suco Dafruta 1 litro custa R$ 3,69, a cerveja Heineken long neck 330ml sai por R$ 5,49 e a cerveja Corona lata 350ml por R$ 4,89. Para os apreciadores de vinho, o chileno Camino de Chile (750ml) está a R$ 37,90, com 70% de desconto na segunda unidade.

Segundo a rede, todas as ofertas são válidas somente neste sábado (06/09) e limitadas por cliente, enquanto durarem os estoques. A ação do Dia C reforça a estratégia do Comper de oferecer variedade, qualidade e preços acessíveis para seus consumidores no Distrito Federal.

Operação Verde Vivo une CBMDF e sociedade contra queimadas

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) apresentou nesta quarta-feira (03) os resultados da "Operação Verde Vivo", ação estratégica voltada à prevenção e ao combate de incêndios florestais durante o período crítico de seca no DF


Em entrevista coletiva, o comandante-geral do CBMDF, Coronel Moisés Alves Barcelos, destacou que a operação mobiliza até 700 militares em apenas duas horas, garantindo resposta imediata a incêndios de grande proporção. O trabalho é reforçado pelo uso de tecnologia, capacitação de equipes e pelo engajamento da sociedade.

Durante a coletiva, o jornalista Paulo Melo questionou o comandante se houve, de fato, redução nas ocorrências de incêndios em 2025. Barcelos foi categórico:
"Sim, tivemos uma redução importante. Comparando com o ano passado, registramos menos ocorrências e, principalmente, uma queda de cerca de 70% na área queimada em todo o Distrito Federal. Isso mostra que nosso planejamento e a integração com a sociedade estão dando resultados concretos."


Os dados apresentados confirmam o impacto positivo da Operação Verde Vivo. Entre maio e agosto, houve quedas expressivas nas áreas queimadas: 81% em junho e 68% em agosto, mesmo com aumento pontual de ocorrências em alguns meses. No total, a área atingida reduziu de 10.720 hectares em 2024 para 3.226 hectares em 2025.

Barcelos esteve acompanhado de especialistas como o Coronel Dias Silva, piloto experiente em combate aéreo a incêndios, o Coronel Genilson e o Coronel Ronaldo, responsável pelas operações. Imagens e vídeos das ações também foram compartilhados com a imprensa, reforçando a transparência e o compromisso ambiental do CBMDF.

O comandante lembrou que a trajetória da corporação na prevenção de queimadas remonta à década de 1980, com treinamentos especializados e a criação de um curso de referência nacional. Desde então, o CBMDF tem atuado em todo o país, inclusive nos grandes incêndios do Pantanal entre 2019 e 2021.

A coletiva encerrou com um chamado à sociedade: "A preservação ambiental é responsabilidade de todos. O CBMDF está pronto para agir, mas precisamos da consciência e da prevenção de cada cidadão para proteger o nosso cerrado e a vida no Distrito Federal", concluiu o Coronel Barcelos.

Fotos: Pedro Santos.